Sendo um perfil de shopping, quais os segredos para ter muitos fãs, curtidas e compartilhadas nas redes sociais? Quais mensagens têm mais retorno para o mall em termos de fluxo e vendas? Estas são respostas valiosas para todo profissional que atua na comunicação de shopping centers.
Falamos com Monica Barsuglia, gerente de marketing da Saphyr, e Diego Marcondes, gerente nacional de Marketing da Ancar Ivanhoe, e aqui eles contam os bastidores das equipes que trabalham com a comunicação dos malls.
Acompanhe:
Portal da Abrasce – Em um perfil de shopping, quais os segredos para ter muitos fãs, curtidas, compartilhadas?
Monica Barsuglia, da Saphyr – Conteúdo relevante. Esse é o nosso maior foco. Pensar um conteúdo que seja relevante, um serviço, um evento, uma promoção, ou mesmo a resposta para uma dúvida frequente, tudo o que o cliente entenda como útil. É uma oportunidade de mantermos contato com os clientes, entender seus interesses e atendê-los. Estamos mais preocupados com o engajamento que com a quantidade.
Diego Marcondes, da Ancar Ivanhoe – O segredo está na identificação do usuário com aquela postagem. Ele precisa se sentir parte, se ver naquele produto ou serviço. Ou seja, quanto mais autoral for o conteúdo, maior a identificação e, consequentemente, o envolvimento.
Portal da Abrasce – Quais mensagens, posts, têm mais retorno para o mall em termos de fluxo e vendas?
Monica Barsuglia, da Saphyr – Serviços, eventos gratuitos e promoções. Um exemplo bacana foi o plano de divulgação que fizemos para uma feira de adoção de animais no Shopping Pátio Ciane. Criamos dois perfis no Tinder de um cachorrinho e uma cadelinha que estavam disponíveis para a adoção. Tivemos um resultado incrível.
Diego Marcondes, da Ancar Ivanhoe – A programação dos nossos cinemas traz muito engajamento nas redes, mas cruzar esse movimento entre redes e ponto físico ainda não é uma realidade para o mercado.
Portal da Abrasce – Qual shopping do grupo tem os melhores resultados nas redes sociais? O que ele faz de diferente? A que credita os bons resultados?
Monica Barsuglia, da Saphyr – Cada shopping tem uma característica específica e públicos distintos. Por conta disso, seguem estratégias criadas de acordo com cada perfil.
Diego Marcondes, da Ancar Ivanhoe – Cada equipamento nosso tem um público diferente, assim como conteúdos diferentes, e por isso não existe uma receita de bolo. Ter sucesso, para nós, é gerar a identificação do público com o nosso shopping, seja qual ele for. De forma geral, cada um traz a sua expertise e, juntos, construímos a estratégia geral do grupo.
Portal da Abrasce – Como é formada a equipe que trabalha com a atualização da página?
Monica Barsuglia, da Saphyr – Toda nossa equipe de marketing participa da construção e planejamento de nossas ações online, mas também contamos com agências especializadas na gestão de mídias online. Realizamos reuniões constantes e contato diário com as agências.
Diego Marcondes, da Ancar Ivanhoe – Um dos diferenciais da Ancar Ivanhoe é contar com uma equipe dedicada em cada shopping aliada a expertise de parceiros das mais diversas áreas para a produção de vídeos, fotos e layouts. Buscamos sempre estar cercados de pessoas que busquem a excelência no que fazem.
Portal da Abrasce – Quais os planos e diretrizes para o relacionamento nas redes sociais dos shoppings do grupo?
Monica Barsuglia, da Saphyr – As redes sociais vêm substituindo inclusive o SAC. O consumidor escolhe o canal pelo qual quer se comunicar e hoje o Facebook é sem dúvidas o canal mais procurado. Recebemos solicitações, sugestões, dúvidas, elogios e reclamações. É preciso uma atenção especial para responder 100% dos nossos clientes no menor tempo possível e da melhor maneira.
Diego Marcondes, da Ancar Ivanhoe – Estamos em constante monitoramento dos nossos números para melhorar sempre nossos resultados. Temos uma equipe dedicada ao relacionamento com o cliente e outra buscando novas oportunidades baseadas em números. Nas redes sociais não cabem mais achismos. É preciso medir sempre para melhorar todos os dias.