Conversamos com Ancar Ivanhoe e Saphyr para entender as melhores práticas em relacionamento nas redes sociais dos shoppings Por Ticiana Werneck, da Abrasce

Sendo um perfil de shopping, quais os segredos para ter muitos fãs, curtidas e compartilhadas nas redes sociais? Quais mensagens têm mais retorno para o mall em termos de fluxo e vendas? Estas são respostas valiosas para todo profissional que atua na comunicação de shopping centers.

Falamos com Monica Barsuglia, gerente de marketing da Saphyr, e Diego Marcondes, gerente nacional de Marketing da Ancar Ivanhoe, e aqui eles contam os bastidores das equipes que trabalham com a comunicação dos malls.

Acompanhe:

Portal da Abrasce – Em um perfil de shopping, quais os segredos para ter muitos fãs, curtidas, compartilhadas?

Monica Barsuglia, da Saphyr – Conteúdo relevante. Esse é o nosso maior foco. Pensar um conteúdo que seja relevante, um serviço, um evento, uma promoção, ou mesmo a resposta para uma dúvida frequente, tudo o que o cliente entenda como útil. É uma oportunidade de mantermos contato com os clientes, entender seus interesses e atendê-los. Estamos mais preocupados com o engajamento que com a quantidade.

Diego Marcondes, da Ancar Ivanhoe – O segredo está na identificação do usuário com aquela postagem. Ele precisa se sentir parte, se ver naquele produto ou serviço. Ou seja, quanto mais autoral for o conteúdo, maior a identificação e, consequentemente, o envolvimento.

Portal da Abrasce – Quais mensagens, posts, têm mais retorno para o mall em termos de fluxo e vendas?

Monica Barsuglia, da Saphyr – Serviços, eventos gratuitos e promoções. Um exemplo bacana foi o plano de divulgação que fizemos para uma feira de adoção de animais no Shopping Pátio Ciane. Criamos dois perfis no Tinder de um cachorrinho e uma cadelinha que estavam disponíveis para a adoção. Tivemos um resultado incrível.

Diego Marcondes, da Ancar Ivanhoe – A programação dos nossos cinemas traz muito engajamento nas redes, mas cruzar esse movimento entre redes e ponto físico ainda não é uma realidade para o mercado.

Portal da Abrasce – Qual shopping do grupo tem os melhores resultados nas redes sociais? O que ele faz de diferente? A que credita os bons resultados?

Monica Barsuglia, da Saphyr – Cada shopping tem uma característica específica e públicos distintos. Por conta disso, seguem estratégias criadas de acordo com cada perfil.

Diego Marcondes, da Ancar Ivanhoe – Cada equipamento nosso tem um público diferente, assim como conteúdos diferentes, e por isso não existe uma receita de bolo. Ter sucesso, para nós, é gerar a identificação do público com o nosso shopping, seja qual ele for. De forma geral, cada um traz a sua expertise e, juntos, construímos a estratégia geral do grupo.

Portal da Abrasce – Como é formada a equipe que trabalha com a atualização da página?

Monica Barsuglia, da Saphyr – Toda nossa equipe de marketing participa da construção e planejamento de nossas ações online, mas também contamos com agências especializadas na gestão de mídias online. Realizamos reuniões constantes e contato diário com as agências.

Diego Marcondes, da Ancar Ivanhoe – Um dos diferenciais da Ancar Ivanhoe é contar com uma equipe dedicada em cada shopping aliada a expertise de parceiros das mais diversas áreas para a produção de vídeos, fotos e layouts. Buscamos sempre estar cercados de pessoas que busquem a excelência no que fazem.

Portal da Abrasce – Quais os planos e diretrizes para o relacionamento nas redes sociais dos shoppings do grupo?

Monica Barsuglia, da Saphyr – As redes sociais vêm substituindo inclusive o SAC. O consumidor escolhe o canal pelo qual quer se comunicar e hoje o Facebook é sem dúvidas o canal mais procurado. Recebemos solicitações, sugestões, dúvidas, elogios e reclamações. É preciso uma atenção especial para responder 100% dos nossos clientes no menor tempo possível e da melhor maneira.

Diego Marcondes, da Ancar Ivanhoe – Estamos em constante monitoramento dos nossos números para melhorar sempre nossos resultados. Temos uma equipe dedicada ao relacionamento com o cliente e outra buscando novas oportunidades baseadas em números. Nas redes sociais não cabem mais achismos. É preciso medir sempre para melhorar todos os dias.

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