As obras do Bus Rapid Transit (BRT) em Goiânia foram paralisadas por causa de pedido de vistas da planilha de custos por suspeita de sobrepreço em alguns itens, conforme informou a Prefeitura da capital em nota enviada à Tv Anhanguera. Apesar da informação da administração, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que seria responsável pela solicitação, negou que tenha solicitado a pausa dos serviços.
O posicionamento enviado pela prefeitura informa que a paralisação ocorreram “em virtude de apontamentos de sobrepreço, realizados pelos órgãos de controle (TCU e CGU) em alguns itens da planilha contratual da obra”, referentes ao “orçamento da licitação, que ocorreu em 2014”.
A previsão para a retomada da obra, também conforme o texto, deve ocorrer “assim que os ajustes solicitados pelos órgãos de controle forem realizados”.
No entanto, a secretária de fiscalização do TCM, Éricka Silva Cândido, disse em entrevista à TV Anhanguera que o que foi solicitado foi apenas um detalhamento dos cronogramas da obra para evitar novas paralisações. Ela afirmou ainda que é contra essa pausa nos trabalhos e que recomendou que a prefeitura siga o cronograma.
“A cada novo atraso, nova prorrogação, aumentam-se as possibilidades de reajuste e isso acaba onerando. [Encarece a obra]”, afirmou.
BRT de Goiânia tem obras paralisadas pela segunda vez (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) BRT de Goiânia tem obras paralisadas pela segunda vez (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
BRT de Goiânia tem obras paralisadas pela segunda vez (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Conforme apurou a TV Anhanguera, haveriam suspeitas de que os repasses da Caixa Econômica Federal (CEF) para a obra não estariam sendo feitos. No entanto, a assessoria de imprensa do órgão informou, também por meio de nota, que os pagamentos ocorrem normalmente.
Moradores e comerciantes reclamam da demora para finalizar o BRT na capital, como o autônomo Gesner da Silva. Segundo ele, o adiamento na conclusão da obra faz com que ele e outros passageiros continuem com dificuldades para se locomover pelo transporte público.
“Fica tudo muito complicado para nós aqui na região noroeste. A gente fica ilhado por esse monte de concreto”, afirmou.
Outra paralisação
As obras já haviam sido interrompidas por seis meses por causa de uma dívida de R$ 11 milhões e foram retomadas após a negociação dos pagamentos às empresas EPC e WGV.
Previsto inicialmente para ser finalizado em março deste ano, o corredor exclusivo de ônibus que vai ligar a cidade de norte a sul só deve ser entregue à população em março de 2019. Conforme a prefeitura, já foram gastos R$ 63 milhões nas obras, orçadas inicialmente em R$ 244 milhões.
As obras foram lançadas em março de 2015, com a presença da então presidente Dilma Rousseff (PT). Para construir 21,8 km de pistas exclusivas, foi orçado um valor de R$ 242 milhões.
O projeto pretende atender 148 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia com 93 ônibus – sendo 28 veículos articulados e 65 convencionais – em quatro linhas. A expectativa é de que cerca de 120 mil pessoas usem o transporte diariamente, sendo 15 mil no horário de pico. Com o sistema, os coletivos passariam da média de 14 km/h para 28 km/h.
O novo sistema ligará as regiões noroeste (Terminal Recanto do Bosque) e sudoeste (no terminal de Integração Cruzeiro do Sul, na divisa com Aparecida de Goiânia). Entre as vias que estão entre o trajeto estão a Avenida Rio Verde, Avenida 4ª Radial, Avenida Goiás, Avenida Lúcio Rebelo, Rua Oriente, entre outras.